Bolsonaro afirma que pessoas que vivem com HIV da despesa para o Brasil

Bolsonaro afirmou que Para Jair Bolsonaro, pessoas vivendo com o vírus HIV são “uma despesa para todos no Brasil"

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 10/02/2020 10H02
Bolsonaro afirma que pessoas que vivem com HIV da despesa para o Brasil
G1

Para Jair Bolsonaro, pessoas vivendo com o vírus HIV são “uma despesa para todos no Brasil". A declaração foi feita na última quarta-feira (5) enquanto o presidente defendia a abstinência sexual como política pública contra a gravidez na adolescência, proposta por Damares Alves, ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos. No momento, ele citava a história de uma paciente que, supostamente, aos 15 anos havia tido três filhos e contraído HIV. 

A fala foi amplamente repudiada por setores da sociedade civil e gerou a hashtag #EuNãoSouDespesa, que circulou amplamente nas redes sociais nesta quinta (6). A campanha foi promovida pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS). 

Beto Volpe, ativista e escritor que vive com HIV há mais de 30 anos, também se manifestou em suas redes. "Eu me senti profundamente ofendido. Não bastasse ele ter dito anteriormente que o Estado não deveria arcar com o tratamento de quem contrai o vírus 'na bandalheira', agora ele nos taxa como meras despesas de governo", disse Volpe em referência à declaração anterior de Bolsonaro. 

Em 2010, o então deputado federal afirmou em entrevista ao programa CQC que "a pessoa [com HIV] vive na vida mundana depois vai querer cobrar do poder público um tratamento que é caro".

Segundo Veriano Terto Jr., vice-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia), a declaração do capitão reformado é mais uma manifestação do discurso de ódio contra minorias, postura que, segundo ele, marca a presidência desde a campanha eleitoral. 

“Nós sabemos que o estigma ainda é o grande obstáculo para o enfrentamento da Aids. A declaração do presidente reforça o estigma e o preconceito. [Bolsonaro] consente e vai ajudar a justificar atitudes de discriminação. Imagine um paciente há dias em uma cama de hospital e se depara com isso. É cruel. É desumano. Para família e para o paciente”, afirma Terto. 

O ativista define que a declaração de Bolsonaro representa a “morte civil” das pessoas soropositivas e explícita como o estigma é prevalente na sociedade brasileira. O  conceito foi cunhado há 30 anos pelo escritor e jornalista Herbert Daniel.

“É um atentado contra a cidadania das pessoas vivendo com HIV e com Aids. Afinal, elas pagam impostos, contribuem com a Previdência, com a saúde, cumprem seus deveres como cidadão e não podem ser tratadas assim”, reitera Terto. 

Ele acrescenta que, ao preferir falas preconceituosas, Bolsonaro atropela o sistema de atendimento implementado no Brasil para pessoas com HIV nas últimas décadas, gestado por pesquisadores, médicos e ativistas a partir dos princípios da solidariedade e da valorização da vida.

Em nota, o Movimento de Luta contra a Aids, que reúne diversas organizações de pessoas vivendo com HIV, também reprovou a postura de Bolsonaro e reforçou a importância do sistema estabelecido na saúde pública do país.

“A resposta brasileira à epidemia de Aids é uma política de Estado, não uma política de governos ou partidos, ancorada nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e na garantia dos direitos humanos, com reconhecimento e destaque internacional. Expressamos nossa repulsa para a abordagem desrespeitosa, superficial e preconceituosa dispensada às pessoas que vivem com HIV/Aids.”, diz o texto.

Marcela Vieira, médica residente do Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), destaca que o atendimento à saúde é um dever do Estado e um direito de todos os cidadãos garantido pela Constituição Federal de 1988. 

A especialista endossa que dizer que as pessoas com HIV dão despesa ao país é uma irresponsabilidade, já que milhões de pessoas com outras doenças também recebem atendimento e remédios do SUS. 

“É um desrespeito profundo com essas pessoas. Se trata de um tratamento gratuito, assim como é o tratamento oferecido pelo SUS para pessoas que tem hipertensão, diabetes, que tem outras doenças crônicas. É terrível que um presidente da República emita uma declaração como essa diante de quase um milhão de pessoas que vivem no país com HIV”, avalia a integrante da Rede de Médicas e Médicos Populares. 

Ainda segundo Vieira, o conservadorismo e o moralismo da fala de Bolsonaro é o que também baseia o discurso que a abstinência é a melhor política para prevenção de gravidez e de doenças sexualmente transmissíveis. 

“Isso não pode ser uma política de Estado. É um fracasso completo, não funcionou em nenhum lugar onde foi implementada. Não existe nenhum programa de abstinência sexual que tenha resultado em bons números. [A política de abstinência] traz mais desinformação, faz com que as pessoas desconheçam seus direitos reprodutivos, desconheçam seus corpos. Isso gera ainda mais taxas de infecções sexualmente transmissíveis, entre elas o HIV. É uma política de morte”, critica. 

Desmonte 

Além das declarações, as políticas da área também passaram por alterações desde que Bolsonaro chegou à Presidência. Em maio do ano passado, em despacho publicado pela Coordenadoria Geral de Saúde das Mulheres, o governo determinou a supressão do termo “Aids” na nomenclatura do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/Aids. 

O antigo departamento que era dedicado ao tratamento de HIV/Aids, hepatites e outras enfermidades sexualmente transmissíveis também foi reestruturado, agora abrange a tuberculose e hanseníase, doenças com abordagem e enfrentamento diferentes.

“A política de Aids do Brasil, que é uma das mais referenciadas no mundo, surge a partir dessa necessidade de ser contemplado pelo SUS e fornecer medicamentos gratuitamente. A interrupção do tratamento, o corte de verbas, a redução da disponibilidade desses medicamentos significa o extermínio dessa população. Isso é inaceitável”, desaprova Marcela Vieira.

A médica complementa que ao fazer uso regular dos retrovirais disponibilizados pelo SUS, uma pessoa vivendo com o HIV não apresenta mais carga viral detectável em exames de sangue periféricos. De acordo com ela, alguns estudos comprovam que esses indivíduos passam a não transmitir o vírus.

Exatamente por isso Vieira argumenta que é preciso assegurar que o atendimento não seja sucateado, já que os medicamentos ajudam a diminuir a transmissão, garantem uma melhor qualidade de vida e uma menor chance de desenvolver a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, sigla referente à Aids, doença que pode ser desenvolvida por pacientes com HIV.Conforme informações do Ministério da Saúde, em 2018 foram registrados 43,9 mil novos casos de HIV no Brasil. Outras informações sobre o vírus também foram divulgas em boletim epidemiológico publicado ano passado, onde a pasta informou que de 2007 a junho de 2019 foram notificados 300.496 novos casos de infecção pelo HIV no país.

Hidrogel de gengibre desenvolvido por brasileiros evita amputação em diabéticos

O gel vem sendo desenvolvido a mais de dois anos e só agora foi notificado

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 10/09/2019 14H09
Hidrogel de gengibre desenvolvido por brasileiros evita amputação em diabéticos

Beba um copo desta bebida todos as noites - em pouco tempo, você verá diferença enorme na sua cintura.

Saiba como eliminar barriga de forma saudável.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 07/10/2019 23H10
Beba um copo desta bebida todos as noites - em pouco tempo, você verá diferença enorme na sua cintura.

Conheça 2 coisas que você não pode fazer JAMAIS após ter relações com seu amor

Você já sabia disso?

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 17/09/2019 21H09
Conheça 2 coisas que você não pode fazer JAMAIS após ter relações com seu amor

Lavar o cabelo com água fria, quente ou morna ? O que é melhor ?

Saiba dos benefícios e das desvantagens de lavar o cabelo de forma inadequada.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 04/10/2019 19H10
Lavar o cabelo com água fria, quente ou morna ? O que é melhor ?

Conheça 6 sinais que seu corpo dá quando seu fígado está cheio de toxinas

Confira aqui seis sinais a serem observados, para que você saiba se seu fígado está pedindo ajuda!

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 23/01/2020 11H01
Conheça 6 sinais que seu corpo dá quando seu fígado está cheio de toxinas

Você sabia que dormir mais de nove horas por dia aumenta o risco de AVC? Entenda;

Dormir menos de seis horas por noite não teve efeito na incidência da doença.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 14/12/2019 06H12
Você sabia que dormir mais de nove horas por dia aumenta o risco de AVC? Entenda;

A cor da sua urina pode revelar doenças e até câncer. Saiba como identificar;

Sua urina está com uma cor diferente? Sabia que a cor pode indicar muito sobre sua saúde? Confira;

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 19/01/2020 18H01
A cor da sua urina pode revelar doenças e até câncer. Saiba como identificar;

Quatro bons motivos para tomar um banho frio todos os dias

Conheça benefícios de tomar banhos frios todos os dias.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 30/09/2019 16H09
Quatro bons motivos para tomar um banho frio todos os dias

Pesquisa aponta possível relação entre uso de tintas para cabelo e câncer de mama

Cerca de quase 50 mil mulheres participaram dos estudos.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 10/12/2019 08H12
Pesquisa aponta possível relação entre uso de tintas para cabelo e câncer de mama

Aprenda a lidar com a saudade eterna

A dor vai diminui aos poucos, mas a saudade nunca acaba

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 21/08/2019 20H08
Aprenda a lidar com a saudade eterna

Veja como regenerar a cartilagem do joelho e quadril com hortelã.

Essa dor no quadril ou no joelho pode ser um grande obstáculo, porém a hortelã pode ajudar com esse problema.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 10/10/2019 19H10
Veja como regenerar a cartilagem do joelho e quadril com hortelã.

Especialistas alertam que é possível engravidar tomando anticoncepcional; veja como se prevenir

Você toma todas as medidas corretas?

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 12/09/2019 21H09
Especialistas alertam que é possível engravidar tomando anticoncepcional; veja como se prevenir

Diretrizes dizem que mais mulheres podem precisar de teste genético contra o câncer de mama

Mutações BRCA são responsáveis ??por 5% a 10% dos cânceres de mama e 15% dos cânceres de ovário

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 20/08/2019 17H08
Diretrizes dizem que mais mulheres podem precisar de teste genético contra o câncer de mama

Tratamento da tuberculose será simplificado, diz Ministério da Saúde

Atualmente são usados cinco comprimidos e a partir de 2020 apenas dois vão reunir os compostos de toda a medicação necessária

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 10/09/2019 14H09
Tratamento da tuberculose será simplificado, diz Ministério da Saúde

Conheça 5 sinais de que você sofre de deficiência de oxigênio no seu corpo

Neste artigo separamos tipos de hipóxia com causas e efeitos de cada um. Confira:

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 02/10/2019 21H10
Conheça 5 sinais de que você sofre de deficiência de oxigênio no seu corpo

Problemas de saúde que você descobre olhando a barriguinha do bebê

Aprenda identificar e fique atento ao seu bebê.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 23/09/2019 11H09
Problemas de saúde que você descobre olhando a barriguinha do bebê

5 Coisas que você pode fazer em casa para perder peso de forma saudável

Você tem o hábito de consumir coisas saudáveis? Que tal começar hoje?

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 22/09/2019 18H09
5 Coisas que você pode fazer em casa para perder peso de forma saudável

Afinal, devemos ir para a cama quando estamos com fome?

Afinal é bom ou não ficar com fome durante a noite ?

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 04/10/2019 20H10
Afinal, devemos ir para a cama quando estamos com fome?

Você sabia que a falta de relações íntimas pode ser prejudicial a saúde? Saiba mais;

Conheça 5 coisas que podem lhe acontecer;

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 19/01/2020 19H01
Você sabia que a falta de relações íntimas pode ser prejudicial a saúde? Saiba mais;

Dormir muito aumenta risco de demência e Alzheimer, diz estudo

Estudo analisou mais de 5 mil pessoas.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 24/10/2019 07H10
Dormir muito aumenta risco de demência e Alzheimer, diz estudo

Algumas mulheres descobriram algumas vantagens ao usar o secador para secar as suas partes intimas

Algumas mulheres descobriram uma vantagem ao secar sua região intima com o secador após o banho.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 11/10/2019 15H10
Algumas mulheres descobriram algumas vantagens ao usar o secador para secar as suas partes intimas

Polêmica envolvendo um bebê que nasceu sem rosto. O caso foi julgado como negligência médica.

O caso está causando maior alvoroço na web.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 18/10/2019 22H10
Polêmica envolvendo um bebê que nasceu sem rosto. O caso foi julgado como negligência médica.

Alerta máximo; Infectologista vê grandes chances de pandemia do coronavírus nos próximos meses

O especialista recomenda a vacinação maciça contra a gripe comum, "para não sobrecarregar o sistema de saúde"

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 10/02/2020 10H02
Alerta máximo;  Infectologista vê grandes chances de pandemia do coronavírus nos próximos meses

Foram iniciadas as Pesquisas Nacional de Saúde em torno de mais de 100 mil domicílios

Estão previstos 1.200 entrevistadores visitando mais de 108 mil domicílios do Brasil. Este é o segundo levantamento da PNS

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 02/09/2019 13H09
Foram iniciadas as Pesquisas Nacional de Saúde em torno de mais de 100 mil domicílios

Centros de estudo investigam ligação entre vaping e doença pulmonar grave

Pelo menos 15 estados identificaram mais de 120 casos de doenças pulmonares ou lesões que podem estar ligadas a vaping

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 20/08/2019 17H08
Centros de estudo investigam ligação entre vaping e doença pulmonar grave

Pesquisas mostram: você nunca deve dormir virado para o lado direito!

Leia este artigo e você entenderá os motivos;

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 12/09/2019 21H09
Pesquisas mostram: você nunca deve dormir virado para o lado direito!

Brasil deve reconhecer emergência por coronavírus para dispensar licitações

Ministro da Saúde afirmou que, embora não seja normal, medida é necessária para agilizar medidas emergenciais

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 04/02/2020 12H02
Brasil deve reconhecer emergência por coronavírus para dispensar licitações

Vírus mortal volta a aparecer no estado de São Paulo após mais de 20 anos

Uma pessoa morreu em Sorocaba após ser infectada por uma doença conhecida como 'febre hemorrágica brasileira'

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 22/01/2020 16H01
Vírus mortal volta a aparecer no estado de São Paulo após mais de 20 anos

Alerta da Anvisa: remédio usado por grávidas para náuseas pode causar má-formação no bebê

Após estudos a respeito da droga, Anvisa faz alerta importante sobre a substância presente no comprimido.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 11/10/2019 10H10
Alerta da Anvisa: remédio usado por grávidas para náuseas pode causar má-formação no bebê

Veja o que acontece com o seu corpo quando você toma café todos os dias

Algumas pessoas acreditam que muito café faz mal, veja o que ele pode fazer com o seu corpo.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 12/10/2019 20H10
Veja o que acontece com o seu corpo quando você toma café todos os dias