Em 20 anos, hanseníase atinge quase 800 mil brasileiros, aponta levantamento

No mundo, apenas a Índia apresenta mais casos desta doença quer afeta principalmente, regiões com baixo índice de desenvolvimento humano (IDH)

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 10/02/2020 10H02
Em 20 anos, hanseníase atinge quase 800 mil brasileiros, aponta levantamento
Repórter : Igor Silva

Silenciosa e negligenciada pelas autoridades sanitárias em anos anteriores, a hanseníase acumula milhares de vítimas ano após ano no Brasil. Entre 1999 e 2018, foram diagnosticados 768.215 casos desta doença, que pode ser detectada com facilidade. Mesmo com as constantes campanhas educativas, com foco no diagnóstico precoce, a detecção de novos casos tem indicado uma média de 38 mil registros por ano, no período. Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) coloca o Brasil no segundo lugar no mundo em casos de hanseníase. Perde apenas para a Índia, que em 2017 apresentou 126.164 registros.

Para a coordenadora da Campanha Nacional de Hanseníase da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sandra Durães, trata-se de uma doença que afeta, sobretudo, regiões com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Apesar de o Brasil ser considerado uma potência econômica, a existência de desigualdades regionais repercute na forma como o registro de novos casos se materializa, explicou.

Nessas duas décadas analisadas, no Brasil, as maiores detecções de novos casos, em números absolutos, foram registradas no Maranhão (84.628 notificações); Pará (83.467); Mato Grosso (63.779); Pernambuco (57.355); e Bahia (52.411). Os dados foram apurados e avaliados pela Sociedade Brasileira de Dermatologia com base em informações da Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde.

Prevenção - Como janeiro é o mês dedicado a conscientização, combate e prevenção da hanseníase no País, a SBD somou forças para apontar a importância de se enfrentar essa doença tropical de evolução crônica, que se manifesta principalmente por meio de lesões na pele e sintomas neurológicos, como dormência e diminuição de força nas mãos e nos pés.

Seu diagnóstico, tratamento e cura dependem de exames clínicos e, principalmente, da capacitação do médico. Nesse sentido, Sergio Palma, presidente da SBD, afirma que a entidade tem colaborado com a capacitação de médicos de outras especialidades e generalistas, o que contribui para o fortalecimento da rede de detecção dessa doença. “No entanto, fica o alerta: quando descoberta e tratada tardiamente, a hanseníase pode trazer deformidades e incapacidades físicas”, ressaltou.

Ao longo dessas duas décadas, a avaliação dos números da hanseníase comprova que seu enfrentamento exige o desenvolvimento de diferentes estratégias devido à complexidade de seus determinantes. Múltiplos fatores estão envolvidos nessa questão, entre eles a dificuldade de acesso da população aos serviços de saúde, principalmente no Norte, Centro-Oeste e Nordeste, levando ao diagnóstico tardio.

Por um lado, percebe-se um movimento de queda constante no total de novos casos identificados entre 1999, quando o Brasil contabilizou 43.617 registros da doença, e 2016, onde esse total baixou para 25.214. Porém, os dados do Ministério da Saúde apontam uma pequena alta a partir de então, com 26.875 notificações, em 2017, e 28.657, no ano seguinte.

Detecção - No que se refere à taxa de detecção da doença na população geral, os indicadores também oscilam. Em 2000, ela era de 25,44 casos por 100 mil habitantes, chegando a 12,23, em 2016. Porém, como na contagem de números absolutos, esse índice também voltou a apresentar alta nos anos seguintes: 12,94 notificações, em 2017, e 13,70, em 2018.

“Isso não significa necessariamente uma piora repentina. A doença não se comporta como uma epidemia viral. Na verdade, é a prova de que a rede de atendimento, buscou mais ativamente os casos para fazer o diagnóstico mais precoce. Contudo, mostra que o volume de pessoas portadores da hanseníase ainda é significativo, sendo que muitos não sabem que possuem essa condição”, alerta Egon Daxbacher, diretor da SBD e especialista no assunto.

Segundo ele, esse aumento no número de novos casos detectados, entre 2016 e 2018, resulta de mudanças na estratégia de prevenção e combate à doença. Dados do Ministério da Saúde apontam, por exemplo, que houve aumento no total de casos detectados a partir de ações como campanhas, exames feitos em pessoas que mantém contato (direto ou periférico) com pacientes e exames de coletividade.

O percentual de contactantes examinados passou de 60,9%, em 2000, para 81,4%, em 2018. “Mudou o modo de detecção, que deixou de ser apenas por demanda espontânea ou por encaminhamentos”, lembrou Daxbacher. Além disso, continuou ele, o tamanho da rede assistencial na atenção básica, onde a grande maioria dos pacientes recebe acompanhamento, quase triplicou. Há 18 anos, eram 3.327 serviços que atuavam nesse sentido. Atualmente, são 9.051.

Carregada de estigmas, a hanseníase apresenta uma taxa de mortalidade relativamente baixa, em comparação com o número de casos diagnosticados no período. Entre 2008 e 2017, em todo o Brasil foram registrados 1.801 óbitos decorrentes dessa doença. O maior volume de mortes aparece no Maranhão (269), Bahia (136), Ceará (135), Rio de Janeiro (134) e Pará (126).

Por sua vez, o tratamento da doença, o qual é eminentemente ambulatorial, tem gerado inúmeros pedidos de internação para o acompanhamento de pacientes com maiores complicações, com necessidade de cuidados mais especializados e até mesmo cirúrgicos para tratar as sequelas deixadas.

Internação - Nas duas décadas analisadas, o Sistema Único de Saúde (SUS) processou 38.745 pedidos de internação para pacientes por conta da hanseníase, com o custo total estimado em R$ 27,6 milhões (valores não atualizados). Ao longo do período, esses procedimentos foram mais adotados no Paraná (4.514 casos), Pernambuco (4.341), Santa Catarina (3.246), Goiás (2.811) e São Paulo (2.682 pedidos).

Se na Idade Média as pessoas com hanseníase eram obrigadas a anunciar sua presença carregando um sino, o preconceito se arrastou pelos séculos. No Brasil, há algumas décadas o isolamento compulsório era adotado, separando famílias e amigos. No entanto, até hoje muitos ignoram que essa doença tem tratamento eficaz, disponível na rede pública.

O Grau de Incapacidade Física (GIF) nos casos diagnosticados, como de Grau 2, fica em 10,2 ocorrências por milhão de habitantes. Nos pacientes com atestação de cura, esse índice atinge 68% dos que compõem esse grupo. Conforme explicou Sandra Durães, durante a evolução da doença, o acometimento do nervo periférico faz com que o paciente apresente alterações motoras e sensoriais. “Com o tempo, se lesiona e desenvolve infecção na pele que pode se transmitir ao osso. Também corre o risco de perder tecidos, como ocorria no passado. Atualmente, isso é muito raro, porque o tratamento é eficaz”.

Conforme explicou Egon Daxbacher, o diagnóstico precoce é muito importante e crucial para o controle da doença. “Se o paciente conta com atendimento médico e dos outros profissionais da equipe de saúde e toma seus remédios vai ficar bem. Mas se não houver acompanhamento e adesão ao tratamento, a hanseníase evolui, com possibilidade de aumentar o dano neural. As manchas reduzirão e o doente deixará de ser um agente de transmissão, mas as perdas motoras não serão recuperadas. Em decorrência, essa pessoa exigirá acompanhamento multiprofissional e de médicos de diferentes especialidades para não se lesionar e reduzir o risco de ficar incapacitada”, disse.

Exercícios de Pilates para fazer no conforto de casa

Que tal aprender os melhores exercícios de Pilates no conforto da sua casa?

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 16/08/2019 16H08
Exercícios de Pilates para fazer no conforto de casa

Com essa mistura natural, os seus joelhos e juntas vão ficar completamente novos, aprenda a fazer

Maioria das pessoas sofrem das dores no joelho, além de ser doloroso acaba por afetar o dia a dia, e nas tarefas.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 26/01/2020 19H01
Com essa mistura natural, os seus joelhos e juntas vão ficar completamente novos, aprenda a fazer

Principais erros que te impedem de emagrecer

Você tenta emagrecer e não sabe o porquê ainda não consegue? Esse artigo te explica o porquê

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 26/08/2019 11H08
Principais erros que te impedem de emagrecer

Confirmada primeira morte por sarampo em SP

Segundo a Secretaria de Saúde, o homem tinha um “histórico de investigação de leucemia”

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 29/08/2019 12H08
Confirmada primeira morte por sarampo em SP

Estresse na gravidez prejudica o cérebro da criança, diz estudo.

É importante para a saúde do bebê que a mãe tenha uma gestação tranquila, segundo um estudo feito pelo kingis College London.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 09/10/2019 17H10
Estresse na gravidez prejudica o cérebro da criança, diz estudo.

Saiba o que são essas manchinhas avermelhadas que aparecem pelo corpo

Você tem manchinhas assim no corpo?

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 12/09/2019 21H09
Saiba o que são essas manchinhas avermelhadas que aparecem pelo corpo

Você sabia que a falta de relações íntimas pode ser prejudicial a saúde? Saiba mais;

Conheça 5 coisas que podem lhe acontecer;

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 19/01/2020 19H01
Você sabia que a falta de relações íntimas pode ser prejudicial a saúde? Saiba mais;

Vape pode ser responsável por doença pulmonar silenciosa

E-cigarrete como também comumente conhecido pode ser o principal responsável por uma serie de doenças pulmonares em varias regiões do mundo

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 17/08/2019 14H08
Vape pode ser responsável por doença pulmonar silenciosa

Não é apenas uma laranja. Esta fruta possui benefícios incríveis

Frutas baratas, de fácil acesso e que possuem uma enorme quantia de benefícios.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 04/10/2019 09H10
Não é apenas uma laranja. Esta fruta possui benefícios incríveis

Aprenda fazer um suco anti-estresse que te deixa doenças

Esta bebida lhe trará inúmeros benefícios valiosos que você precisa saber, confira !

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 04/10/2019 09H10
Aprenda fazer um suco anti-estresse que te deixa doenças

Benefícios do Chá de Quebra-Pedra que você precisa conhecer

Quebra-Pedra é uma planta medicinal,que traz benefícios para a saúde, confira!

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 03/10/2019 16H10
Benefícios do Chá de Quebra-Pedra que você precisa conhecer

Controle a ansiedade com chá de erva cidreira

Especialistas atestam que eles ajudam a acalmar o sistema nervoso

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 23/08/2019 09H08
Controle a ansiedade com chá de erva cidreira

Alerta da Anvisa: remédio usado por grávidas para náuseas pode causar má-formação no bebê

Após estudos a respeito da droga, Anvisa faz alerta importante sobre a substância presente no comprimido.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 11/10/2019 10H10
Alerta da Anvisa: remédio usado por grávidas para náuseas pode causar má-formação no bebê

12 sinais de câncer ignorados por quase todas as mulheres

Se você notar alguns destes sinais não hesite em procurar seu médico.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 23/09/2019 11H09
12 sinais de câncer ignorados por quase todas as mulheres

5 benefícios que o leitinho do namorado pode trazer para a sua saúde

Existem diversos benefícios que o leitinho do parceiro pode dar, confira alguns deles logo abaixo

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 16/10/2019 19H10
5 benefícios que o leitinho do namorado pode trazer para a sua saúde

Tipo de alimentação pode reduzir riscos de doenças

O melhor para a saúde é consumir uma grande variedade de alimentos, diz especialista

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 10/09/2019 18H09
Tipo de alimentação pode reduzir riscos de doenças

Novo balanço do coronavírus na China indica 425 mortes

Província de Hubei apresentou 2.345 novas infecções entre domingo (2) e segunda-feira (3).

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 05/02/2020 20H02
Novo balanço do coronavírus na China indica 425 mortes

Conheça as frutas e vegetais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico

Ainda não há vacina ou medicamentos contra o coronavírus, por isso a melhor defesa é proteger o sistema imunológico, aponta nutricionista

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 10/02/2020 10H02
Conheça as frutas e vegetais que ajudam a fortalecer o sistema imunológico

O que o bebê sente no útero quando a mãe tem relações?

Quer saber o que o bebê sente? Confira no artigo abaixo;

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 22/09/2019 18H09
O que o bebê sente no útero quando a mãe tem relações?

Dormir muito aumenta risco de demência e Alzheimer, diz estudo

Estudo analisou mais de 5 mil pessoas.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 24/10/2019 07H10
Dormir muito aumenta risco de demência e Alzheimer, diz estudo

Faça esses xaropes caseiros e diga adeus para a tosse, a gripe, sinusite e as infecções virais

Neste artigo, separamos duas receitas maravilhosas que podem combater estas doenças.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 07/12/2019 08H12
Faça esses xaropes caseiros e diga adeus para a tosse, a gripe, sinusite e as infecções virais

Epidemia : OMS declara estado de emergência de saúde global por causa do novo coronavírus

Com a medida, organização se une a governos para traçar plano de combate à doença; até agora, são quase 8 mil casos

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 30/01/2020 19H01
Epidemia : OMS declara estado de emergência de saúde global por causa do novo coronavírus

Foram iniciadas as Pesquisas Nacional de Saúde em torno de mais de 100 mil domicílios

Estão previstos 1.200 entrevistadores visitando mais de 108 mil domicílios do Brasil. Este é o segundo levantamento da PNS

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 02/09/2019 13H09
Foram iniciadas as Pesquisas Nacional de Saúde em torno de mais de 100 mil domicílios

Aprenda como controlar a taquicardia em apenas 1 minuto

Veja como a taquicardia pode ser controlada em simples passos

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 10/09/2019 18H09
Aprenda como controlar a taquicardia em apenas 1 minuto

Alecrim é poderoso antioxidante; conheça mais benefícios

Conheça mais sobre o chá de Alecrim. O chá que contém inúmeros benefícios.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 07/10/2019 22H10
Alecrim é poderoso antioxidante; conheça mais benefícios

Conheça 6 coisas que os ginecologistas sentem NOJO em você, mas não contam

Se você é mulher, precisa ler isto;

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 12/09/2019 21H09
Conheça 6 coisas que os ginecologistas sentem NOJO em você, mas não contam

Cura milagrosa: veja como se livrar do catarro e da tosse em apenas uma noite!

Gengibre pode ser usado como uma propriedade curativa, afirma especialistas.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 09/10/2019 17H10
Cura milagrosa: veja como se livrar do catarro e da tosse em apenas uma noite!

Diretrizes dizem que mais mulheres podem precisar de teste genético contra o câncer de mama

Mutações BRCA são responsáveis ??por 5% a 10% dos cânceres de mama e 15% dos cânceres de ovário

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 20/08/2019 17H08
Diretrizes dizem que mais mulheres podem precisar de teste genético contra o câncer de mama

Especialistas alertam que é possível engravidar tomando anticoncepcional; veja como se prevenir

Você toma todas as medidas corretas?

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 12/09/2019 21H09
Especialistas alertam que é possível engravidar tomando anticoncepcional; veja como se prevenir

Coronavírus: infectologista afirma que não é caso para pânico

O surto atual causou 81 mortes confirmadas até agora. Os casos se concentram na China e países vizinhos. Até esse momento, houve apenas dois casos nas Américas, divulgados nos dias 21 e 24, nos Estados Unidos.

BUH NEWS
Saúde
Por: BUH NEWS - 29/01/2020 21H01
Coronavírus: infectologista afirma que não é caso para pânico